No primeiro semestre de 2021 eu participei de uma roda de conversas com professores da rede municipal de ensino fundamental de Manaus. Eu, alguns colegas e o coordenador de uma turma de Estágio Supervisionado do curso de Psicologia da UFAM acompanhamos professores de duas escolas ao longo de dois meses durante a pandemia de COVID-19.
O relato completo desses encontros com os professores pode ser lido nas páginas 641 a 658 do livro Educação e Ensino: novas perspectivas e realidades, recém publicado pelas editoras Alexa Cultural e EDUA. O livro é uma coletânea de 45 artigos de Reflexões sobre educação por autores e pesquisadores do Brasil, Venezuela, Peru, Moçambique e Angola. A coletânea abrange um espectro grande de reflexões na área da educação, passando pelo ensino politécnico no Rio Grande do Sul, o ensino de Filosofia e a implementação da educação bilíngue em escolas de Moçambique - onde muitas crianças possuem uma língua materna que não é a língua oficial -, a comparação entre a formação de professores no Brasil e no Peru, discussão sobre os paradigmas da educação superior, o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) seja no ensino fundamental ou universitário, no Brasil ou em Moçambique, discussões polêmicas como o cumprimento de programa completo de disciplina versus qualidade da aprendizagem, discussões sobre currículo e muito mais.
O texto do qual eu fui um dos coautores compõe o capítulo 38 do livro: Rodas de conversa com professores de Manaus: efeitos da pandemia da COVID-19. Ele trata da aplicação de um dispositivo de grupo com objetivo de fazer a escuta dos professores sob a abordagem da psicanálise. Por limitações de tempo, entre outras, não pudemos fazer grupos terapêuticos, mas podemos trabalhar no sentido de fornecer aos professores um ambiente de acolhida e de continência dos sofrimentos que estavam transbordando. O trabalho tinha o objetivo de fazer a escuta dos professores num momento muito angustiante. Alguns meses antes, havia acontecido a falta de oxigênio das unidades de saúde em Manaus. Uma professora de uma das escolas havia falecido, e havia um clima de incerteza e angústia sobre o retorno às aulas presenciais.
Eu estou disponibilizando tanto o capítulo do qual sou coautor quanto o livro completo para download. A divulgação e distribuição deles é livre e democrática. Faça o download à vontade:
Rodas de conversa com professores de Manaus: efeitos da pandemia da COVID-19 [apenas capítulo 38: 971 Kb]
Educação e Ensino: novas perspectivas e realidades [livro completo: 4 Mb]
Referência:
TAVARES, de Paula Tavares; UMPIERRE, Ricardo Gatto; ALBUQUERQUE, Lana de Matos; SOUSA, Antônio Joel Marinho de; DONEGÁ, Márcio Rogério da Silva; OLIVEIRA; Sérgio Sócrates Baçal de; GUTIERREZ, Denise Machado Duran. Rodas de conversa com professores de Manaus: efeitos da pandemia da COVID-19. In: MAIA, António Alone; PIMENTEL, Elizabeth Tavares; CÂMARA, Igor; MARCARENHAS, Suely (orgs.). Educação e Ensino: novas perspectivas e realidades. São Paulo: Alexa Cultural, Manaus: EDUA, 2022, p. 641-658.
Tags: escuta, grupo, psicanálise